Fundación Euroamerica

La Fundación Euroamérica es una organización para fomentar las relaciones entre Europa y América

Ana Paula Laborinho

 

Ana Paula LABORINHO

Diretora em Portugal da OEI, Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura

 

 

 

 

Doutorada em Estudos Literários, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde é docente desde 1983. Entre 1988 e 1992, foi requisitada pelo Governo de Macau para exercer funções no Instituto Cultural de Macau e foi docente na Universidade de Macau.  Entre 1996 e 2002, foi Presidente do Instituto Português do Oriente (IPOR), sedeado em Macau, entidade participada pelo Estado Português e pela Fundação Oriente, responsável pelo ensino da língua e divulgação da cultura portuguesas na Ásia. Acompanhou o período de transferência da administração de Macau de Portugal para a República Popular da China. Em 11 de janeiro de 2010, foi nomeada Presidente do Instituto Camões, I.P. e, em 15 de abril de 2012, Presidente do Conselho Diretivo do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, cargo que exerceu até 31 de outubro de 2017.

É atualmente diretora da representação em Portugal da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), organização intergovernamental que congrega 23 países, entre os quais Portugal, Espanha e Brasil.

É ainda investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL, tendo também integrado a sua Comissão Executiva. As suas áreas de investigação são Literatura de Viagens, Orientalismo Português, Políticas de Língua, Políticas Culturais.

 

Menú