Fundación Euroamerica

La Fundación Euroamérica es una organización para fomentar las relaciones entre Europa y América

Alberto Laplaine

Alberto  LAPLAINE GUIMARÃES

Presidente da Comissão Executiva da Casa da América Latina

 

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (1984), foi bolseiro do German Marshal Fund (1988) e Auditor de Defesa Nacional (2004). É membro da Academia Europeia de Artes e Ciências.

No âmbito do Município de Lisboa foi Diretor do Gabinete de Relações Internacionais, Institucionais e Intermunicipais da Câmara Municipal de Lisboa, Diretor do DAGAI – Departamento de Apoio à Gestão e Atividade Institucional, Assessor do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Diretor do Gabinete de Apoio ao Investimento da Câmara Municipal de Lisboa.

Advogado, exerceu funções de docência, tendo sido Professor Auxiliar da Universidade Moderna e Professor convidado do Instituto Português de Estudos Superiores (1995). 

Foi Adjunto do Gabinete do Presidente da República (1996-2001), Diretor do Gabinete de Consulta Jurídica do Ministério da Justiça e Administrador de empresas privadas nacionais e multinacionais.

Foi Secretário-Geral Adjunto da Organização Mundial de Cidades – CGLU (2010-2011) e Secretário do Conselho de Estado (1996-2006). 

Exerce atualmente as funções Secretário-Geral da Câmara Municipal de Lisboa, de Presidente da Comissão Executiva da Casa da América Latina, Administrador da Fundação Cidade de Lisboa e de Diretor do Grémio Literário. É Curador da Fundação Liga, membro da Comissão Executiva da Academia Portuguesa de Gastronomia e Presidente da Comunidade Europeia de Cultura Gastronómica (Observatório Europeu de Gastronomia). É co-autor de diversos livros, tendo publicado artigos de opinião em jornais e revistas nacionais e estrangeiras. 

Foi ainda agraciado com várias condecorações nacionais e estrangeiras.

 

 

Menú